quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Para um Brasil da maioria


Sempre falam que o povo tem o governo que merece. Será, de fato? Uns julgam o presidente como ignorante ou burro...o que seria ignorante para um homem que "trabalhou" para estar onde está? O povo brasileiro é constituído pela maior parte de trabalhadores, o resto é chamado a nata da sociedade, a classe alta, a classe historicamente beneficiada por vantagens e por títulos. Geralmente, é essa parte da população que tem privilégios de escolher os melhores colégios, as melhores viagens e possui abrangente conhecimento cultural. Com tal discrepância social, é fácil se iludir com discurso bonito e cheio de letras, palavras que soam como neologismos no vocabulário do peão ou da diarista, mas que são 'bonitas' porque são difíceis e talvez por isso sejam encantadoras e hipnotizantes como o perfil daquele candidato bem vestido com seu terno de um milhão de dólares que compraria muitas casas para os miseráveis daquele viaduto da sua esquina. O que o Brasil precisa? De um intelectual no poder que seja poliglota ou de alguém que se parece com o povo brasileiro e que passou por tudo aquilo que muitos passam ainda? A bagagem cultural só enche o currículo de um presidente, mas a barriga daquela criança...continua vazia. A criança que vai crescer sem a perspectiva de uma identidade nacional, será mais um escravo desse capitalismo e alienado do poder. A imagem passada pro exterior de um Brasil carente, violento e liberal é muito mais chocante que a de um presidente que não sabe falar inglês e que mal acabou os estudos. O retrato da presidência é o retrato do povo brasileiro... um trabalhador que sofreu tudo que muitos sofrem mas que no fim teve seu sonho realizado. A maioria do povo ainda é mudo perante a sociedade, muitos nascem e morrem calados. A mudança precisa partir de cada um, o que é bonito é a mudança social e a diminuição das desigualdades para que se formem homens de terno e não cresça o número de fantoches manipulados pela minoria da população que jamais querem deixar de ser minoria.

7 comentários:

  1. Muito bom, como sempre =)

    Infelizmente, falta atitude a grande maioria, que ao invés de querer mudar algo, fica esperando o doce correr na mão...

    ResponderExcluir
  2. Pois bem Manu, concordo com a essência deste teu texto. Já escrevi por demais sobre 'necessidades' do povo de maneira geral. O que acontece é que quem tem, não divide com o outro por medo de não ter amanhã... a decisão é pessoal e levará anos para mostrar um caminho que pode ser trilhado acompanhado - o que nos leva ao ponto de que as pessoas são individualistas. Não há como negar. Eu admiro o Lula e, curiosamente, escrevi sobre eleições em meu blog também. Eu voto por projetos e por caráter... Sei de tudo que o Lula fez e continuará fazendo, por isso meu respeito por sua figura. Mas, como mostrar que a maioria - o povo - deve ser ouvida? Esse é o complicador que limita muitos. Alguns, sim, entram e saem calados da vida... outros, esboçam sussurros, logo oprimidos por suas rodas particulares (igrejas, famílias e 'amigos')... e quem grita corre o risco de ser 'abominado' por quem defende ou 'morto' por quem é opositor. Isto é o Brasil, isto é o mundo, isto é a política. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. que belo texto, Manu!
    Confesso que quando vi a imagem, achei que você ia falar de copa, afinal, acabou o carnaval né?! E depois do carnaval as pessoas em um ano comum perguntam ''qual o próximo feriado?'', mas como esse ano tem o mundial, começa a temporada de atenção maciça(é assim?) ao evento, grande evento a propósito, jamais poderia dizer ao contrário. Mas, opa?! Também é ano de eleição e é triste ver como isso fica tão em segundo plano pela copa, pelo carnaval e tudo mais. Aí aparece tu com esse belo texto, sabe o que eu digo?! Obrigado!

    : )

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto,Manu....concordo com tudo o que vc disse!!!
    E 2010 é ano de eleições....espero que as pessoas não se iludam com palavras bonitas e difíceis!!!

    ResponderExcluir
  5. Concordo contigo e com alguns comentários como o do Daniel. Essa busca pelo governo que tudo fará e salvará os fracos e oprimidos e depois sempre vem a cobrança, tudo é culpa "do governo" quando na verdade a culpa está em cada um de nós. Ter a coragem para expressar-se, para fazer sua voz ser ouvida...poucos a tem.

    ResponderExcluir
  6. concordo com tudo que você postou ai Manu, muitos Brasileiros criticam o nosso Presidente, porem ele lá fora é considerado uma pessoa mundial, um dos maiores lideres do Mundo !
    Nós precisamos de um Presidente que passe por o que a gente passou, que sentiu na pele o que nós sentimos ..
    e não um riquinho que se faz por palavras bonitas !

    tá otimo o Texto, sabe que não preciso nem elogiar, mas está muito bom mesmo!

    ResponderExcluir