quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

"Eterna falta do que falar"




Às vezes, eu vejo a necessidade de uma pessoa criar uma poesia, um poema ou um verso, que seja. A necessidade de muitos de demonstrar o amor com palavras bonitas, indecifráveis e até mesmo "neológicas". Agora me diz, para quê? A poesia não deixa o mundo mais colorido, menos violento e mais cheio de amor; aposto que a maioria dos poetas, sejam eles das ruas, dos twitters ou pseudoletrados, faz parte de grandes círculos de iludidos moralistas. Confesso que chega a ser pleonasmo citar "iludidos" e "moralistas" em uma frase, mas quem não é 'pleonástico' nesse mundo? Ouço 'entrar pra dentro' e 'sair pra fora' no meu cotidiano, nas linguagens fáticas e nas referenciais, assim como ouço que o "amor é lindo".
A poesia é a válvula de escape desse mundo, ela não serve para esquecê-lo, só é usada, em excesso, para que todos tenham uma dupla personalidade. A mesma que te faz fugir desse turbilhão de problemas, pensar que o mundo está cheio de soluções coerentes e que aquele seu melhor amigo nunca vai te trair. Sabe o que é mais legal disso tudo? Saber que ela nunca vai acabar, você pode usá-la em qualquer momento do seu dia e nem precisa ter uma Wi-Fi.
Parece contraditório eu falar que a poesia não vai acabar com seus problemas, mas logo depois ressaltar que é uma ilusão agradável, porém não é. Só condeno as palavras bonitas que dão a falsa sensação de superioridade e que condenam outros textos à simplicidade. Poucos trazem o que realmente importa, poucos são os que são entendidos em poucas linhas e se tornam grandes poetas. Quem exclui seus leitores por prática da estética são os verdadeiros iludidos, que nem mesmo entendem a si, quiçá suas palavras.

8 comentários:

  1. Bom, me enrolei em algumas partes. uhsasauhasuh, mas acho que entendi, ou tentei entender, o sentido de tudo.
    Mas eu discordo, vejo a poesia como resolução de problemas. Muita gente se solta através de uma poesia. expressa os sentimentos. e é uma forma de ser feita.
    concordo que tem mta gente que não se expressa com sinceridade. Mas tbm existe o inverso.
    Mta gente acha que pra ser fodão, o texto tem que ser grande, romântico e feito por uma pessoa "culta e inteligente".
    Quando o verdadeiro poeta tá na favela ou na rua, grafitando no muro uma simples frase...

    ResponderExcluir
  2. E esqueci de elogiar, vc sempre manda mto uhsasauhasuh, parabéns =]

    ResponderExcluir
  3. Eu odeio admititr,mas o Vinícius tá certo.....
    Tbm vejo a poesia como uma resolução de problemas!!!
    Mas isso não significa que essas resoluções problemáticas possam não ter soluções.....é uma coisa meio complexa ao meu ver!!!

    Às vezes um texto do século XVII não vale de nada nos dias atuais,não faz mais sentido....a começar pelas palavras!!!
    TÚ???VÓS???Quem hoje em dia fala isso no dia-a-dia???Seria mais fácil ter as palavras VOCÊ e VOCÊS nos verbos,respectivamente!!!

    Bem,mas voltando ao assunto do texto,vc está de parabéns MANU....soube expressar aquilo que vc acha,que vc sente sobre a poesia....e isso é coisa de uma pessoa autêntica como vc!!! ;)

    PARABÉNS...CONTINUE ASSIM!!! =)
    Beijos,minha linda!!! ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu falei que a poesia é uma válvula de escape, o problema continuará existindo até porque ela não é ser vivo para resolvê-lo, mas aceito suas opiniões. Obrigada pelo elogios!

    ResponderExcluir
  5. Sabia q não tinha compreendido mto bem a ideia central uhsahusasahu. esse ficou meio difícil p mim =/

    ResponderExcluir
  6. De nada,Manu....ESTAMOS AÍ PRA ISSO!!! :D
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....
    Quando fizer outro texto é só avisar....Hehehehehehe.... ;)

    ResponderExcluir
  7. Olá Mannu!! Adorei o seu post, parabéns. Vejo que a repercussão dele foi intrigante, mas não se preocuper quanto a isso, a nossa opinião é basicamente nossa, ao expor tal preciosidade corremos o risco de ser morto a pedradas. Fique tranquila.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Válvulas de escape são o que mantém a humanidade (fora) nos trilhos...

    Religião - ópio do povo.
    Indústria do entretenimento - instrumento de massificação e alienação.
    Arte? Poesia?

    Mais do mesmo.

    Mas até mesmo a mesmice pode ser intrigante, só depende de qual ângulo você a enxerga.

    Boa parte das criações artísticas do ser humano são fruto de duas coisas: amor e vingança. Mas olha o tanto de coisas sublimes que surgiram das mesmas matrizes!!!

    Enfim, vivo porque nasci, escrevo porque fui alfabetizado e penso porque sou humano.

    PS: Tá aí mais uma poesia barata feita "nas coxas".

    PPS: Vi um comentário seu no blog do Bruno Medina e vim parar aqui.

    ResponderExcluir